Gurgacz defende projeto que obriga SUS a implantar válvula aórtica por cateter

    0

    O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) pediu nesta sexta-feira (25), em Plenário, que o Senado vote rapidamente um projeto de autoria dele que determina que o Sistema Único de Saúde (SUS) ofereça aos pacientes a cirurgia de implantação de válvula aórtica por cateter. Aprovado com alterações pela Câmara dos Deputados, o PLS 688/2015 precisará de uma nova análise do Senado para seguir para sanção presidencial.

    Gurgacz citou as vantagens que sua proposta proporcionará, caso vire lei. Segundo ele, para implantar a válvula, não será mais preciso “abrir” o peito do paciente e colocar em risco a sua vida. O senador acrescentou que o custo da cirurgia em si será compensado com a liberação mais rápida do paciente após o procedimento e a consequente redução das despesas com a internação hospitalar.

    — É um avanço para a nossa população. Eu entendo que a inclusão dessa cirurgia na lista das cirurgias feitas pelo SUS vai permitir que principalmente as pessoas com menos recursos financeiros tenham uma sobrevida com qualidade. Isso é levar cidadania para os mais carentes, principalmente para os mais idosos, porque  acontece mais a partir dos 65 anos — disse.

    Fonte: Agência Senado