Histórico do saneamento de Ji-Paraná

O projeto de saneamento e drenagem urbana de Ji-Paraná é resultado de um trabalho empreendido prefeitura de Ji-Paraná, com o apoio e a participação do senador Acir Gurgacz, desde 2013, juntamente com o governo do Estado e a bancada federal. O projeto foi aprovado pelo Ministério das Cidades em 2015 está em fase de implantação.

• A primeira audiência pública para apresentação do projeto ocorreu em 16 de agosto de 2013,na Câmara Municipal de Ji-Paraná.
    Audiência pública realizada no dia 16 de agosto de 2013 na Câmara Municipal de Ji-Paraná
    • O convênio entre a prefeitura de Ji-Paraná, o governo do Estado, a Companhia de Águas e Esgoto de Rondônia (Caerd), o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal para análise do projeto foi assinado em junho de 2015.
    Assinatura do convênio entre a prefeitura municipal de Ji-Paraná, o governo do Estado e o Ministério das Cidades, em 17 de junho de 2015.
    • A aprovação do documento com a Síntese do Projeto Aprovado (SPA) foi confirmada no final de março de 2016, pelo ministro Gilberto Kassab, em uma reunião no gabinete do senador Acir Gurgacz, com a participação do secretário nacional de Saneamento Ambiental, Paulo Ferreira.
    Reunião no gabinete do senador Acir Gurgacz, com o ministro Gilberto Kassab e o secretário nacional de Saneamento, Paulo Ferreira, em 31 de março de 2016, confirmadaa Síntese do Projeto Aprovada (SPA).
    • Com esta assinatura do ministro Kassab, o governo do Estado foi autorizado a complementar o projeto executivo da obra, pois os recursos financeiros, no valor de R$ 180 milhões, foram assegurados.
    • Em junho de 2017, o ministro das Cidades, Bruno Araújo, autorizou a liberação de R$ 3 milhões para a elaboração do projeto.
    Reunião com ministro das Cidades, Bruno Araújo em que foram liberados R$3 milhões para elaboração do projeto executivo da obra, em 27 de junho de 2017.
    • O senado Acir Gurgacz trabalhou em todas as etapas para elaboração, aprovação e implantação deste projeto, que, junto com outras obras de drenagem de águas pluviais, de tratamento de água, de coleta e tratamento do lixo, trarão uma qualidade ambiental para Ji-Paraná, refletindo na saúde da população e no bem-estar de todos.
    • Foi através do trabalho do senador Acir Gurgacz que o projeto foi colocado como prioridade no Orçamento da União e os recursos foram liberados na primeira fase do Plano Nacional de Saneamento Básico 2014/2033, atendendo aos requisitos técnicos e fiscais.
    • O projeto de esgotamento de Ji-Paraná, elaborado pela prefeitura municipal, sob a coordenação do então prefeito Jesualdo Pires e do atual prefeito Marcito Pinto,quando este também comandava a Secretaria de Planejamento, prevê a construção de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), estações de bombeamento e rede de coleta de esgoto em toda a cidade, para atender 100% dos domicílios do perímetro urbano.
    • O ministro das Cidades, Bruno Araújo, anunciou no dia 6 de outubro de 2017, que o governo federal iria disponibilizar R$ 200 milhões para implantação do esgotamento sanitário de Ji-Paraná. O anúncio foi feito durante a cerimônia da entrega de 800 moradias do Residencial Capelasso, do Minha Casa Minha Vida, em Ji-Paraná.
    Ministro das Cidades, Bruno Araújo, foi a Ji-Paraná para anunciar a liberação dos investimentos para o saneamento da cidade, em 5 de outubro de 2017.

A ordem de serviço para o início da obra será dada pelo Ministro das Cidades, Alexandre Baldy, no próximo dia 10/12/2018, em Ji-Paraná.