Acir Gurgacz reafirma candidatura ao Governo

O senador Acir Gurgacz (PDT), candidato ao Governo do Estado pela coligação “Juntos por um Novo Tempo para Rondônia” – (PDT/PSB/PTB/DC/PP/PR/SD/PTC/PT), reafirmou, na manhã desta sexta-feira, 31, em entrevista coletiva, que mantém sua candidatura, pois o processo em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF) não restringe seus direitos políticos e não tem nada a ver com o processo eleitoral.

Acir disse que o parecer que a Procuradoria Geral da República (PGR) emitiu nesta quinta-feira, 30, sugerindo que os recursos apresentados por seus advogados ao STF não fossem acatados, faz parte da tramitação processual e não alteram seus direitos políticos, que estão preservados enquanto o processo estiver tramitando.

Os advogados de Acir, Nelson Canedo Motta e Gilberto Piselo do Nascimento, sustentaram que é papel do Ministério Público e da PGR exercerem a acusação e o pedido de condenação, mas quem decide é a Justiça. “O processo está tramitando – os embargos tem efeito suspensivo e asseguram a elegibilidade”, destacam.

“Esse processo não tem nada a ver com a eleição, não restringe meus direitos políticos e não envolve nem um centavo de dinheiro público. Diz respeito à empresa da família e um banco. Eu fui apenas avalista de um empréstimo que foi totalmente pago. Se tivesse alguma irregularidade, não seria o avalista que teria que responder, mas sim quem tomou o empréstimo e o banco que o concedeu. E isso não aconteceu. Todos foram inocentados em primeira instância na Justiça do Amazonas. Pelo fato de eu ser senador da República, o processo subiu para o STF. Agora sou candidato ao governo de Rondônia e colocam em dúvida nossa candidatura. Não há dúvida, sou candidato e vamos disputar e vencer esta eleição, contra todos aqueles que não querem que a gente venha para combater a corrupção no Estado de Rondônia. Eu acredito na Justiça e na população do Estado de Rondônia e tenho certeza que a população vai escolher o que é melhor para o Estado e eu tenho certeza que é o nosso projeto”, sustenta Acir Gurgacz.