Acir defende realização de balanço anual do presidente da República sobre educação

    0
    Acir Gurgacz balanço educação

    Defensor da implantação da escola em tempo integral, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) afirmou que a ideia do balanço anual do presidente da República sobre educação tem recebido apoio de pessoas de todo o Brasil. Para ele, investir em educação é a alternativa de transformação do Brasil em um país desenvolvido e com justiça social.

    Acir Gurgacz aproveitou seu pronunciamento, nesta quarta-feira (29) para pedir apoio à proposta de emenda à Constituição (PEC 80/2007), apresentada pelo senador Cristovam Buarque (PPS-DF), que obriga o presidente da República a fazer anualmente ao país, na primeira quinzena de janeiro, um balanço dos resultados educacionais alcançados no ano anterior e as metas a serem atingidas no ano que começa.

    Na sua opinião, o pronunciamento em si não vai mudar a situação do setor educacional, mas vai fazer com que o presidente da República lidere um movimento nacional em torno da questão.

    “Nesse pronunciamento o presidente terá que dizer por que as 20 metas do PNE não estão sendo atingidas e se comprometer com o cumprimento dessas metas, com a destinação de 10% do PIB para educação até 2024. Essa é uma questão crucial, pois, se quisermos colocar a educação como prioridade, se a sociedade definiu que 10% do PIB devem ir para a educação, então o nosso grande desafio é discutirmos as fontes de financiamento para chegarmos nesse percentual”, afirmou Acir.