Acir Gurgacz defende escola pública em tempo integral

    0
    Acir Gurgacz escola tempo integral

    Em seu pronunciamento no Plenário do Senado, nesta terça-feira (28), o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) defendeu a educação em tempo integral. Ele argumentou que esse investimento em educação pode evitar o tráfico e consumo de drogas dentro e próximo às escolas.

    Com instalações adequadas, os jovens poderão participar de diversas atividades que os afastem do perigo das drogas, disse o senador.
    Acir Gurgacz disse também que a escola em tempo integral pode evitar casos como o da criança de oito anos que desmaiou por fome numa escola pública do Distrito Federal.

    “Se essa escola fosse em tempo integral, essa criança estaria desde cedo na escola. Teria lanche, teria almoço, merenda completa para boa nutrição e também para o bom aprendizado. Além, é claro, de toda a grade curricular e atividades extra-sala, de lazer, de cultura, de esportes”, frisou Acir.

    Acir Gurgacz lembrou que a ideia da escola em tempo integral foi testada nos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) implantandos por Leonel Brizola no Rio de Janeiro na década de 80, mas abandonada posteriormente. O senador salientou que o projeto pode ser aperfeiçoado e implantado em todo o Brasil.

    Acir destacou que já destinou recursos para a construção de duas escolas de tempo integral em Rondônia, uma em Porto Velho e outra em Ji-Paraná, e recursos para a construção de 16 creches em Porto Velho.