Acir Gurgacz nasceu em Cascavel (PR), em 25 de fevereiro de 1962. É casado com Ana Maria Cardoso Gurgacz e pai de um filho: Assis Gurgacz Neto. Na década de 70, migrou para Rondônia junto com os pais, Assis e Nair Gurgacz, quando a empresa de ônibus da família, a União Cascavel, passou a operar linhas entre Cascavel e Porto Velho, sendo elemento de fundamental importância para a formação do Estado de Rondônia e colonização do Norte do país. A empresa iniciou suas atividades em 1964, em Cascavel, no Paraná, e foi a primeira empresa de ônibus a fazer a ligação Norte-Sul do Brasil. Em 1972 instalou sua filial em Ji-Paraná (RO). Hoje, com o nome de Eucatur, está presente em 23 estados brasileiros, além de operar na Venezuela e Bolívia. Possui mais de cinco mil funcionários e transporta mais 270 mil passageiros/dia. O grupo familiar opera também empresas nos ramos de mineração, pecuária, comunicação e ensino. O empresário Acir Gurgacz, afastou-se das empresas e ingressou na política em 2000, quando disputou a prefeitura de Ji-Paraná (RO), sendo eleito com 70% dos votos válidos. Em 2002 disputou com outros seis candidatos o governo de Rondônia, obtendo 16,89% dos votos válidos no primeiro turno, na terceira colocação. O segundo colocado obteve 20,23% e o primerio 29,62% dos votos válidos. Em 2006, Acir disputou uma vaga ao Senado Federal, obtendo 210.531 votos, 31,1% dos votos válidos na eleição, e foi diplomado senador pelo TRE-RO após a cassação do primeiro colocado, que obtivera 39,%, pelo crime de compra de votos, em 12 de abril de 2007, seis meses após a eleição. O processo judicial, no entanto, demorou quase três anos para percorrer todas as instâncias, e a decisão do TSE foi finalmente ratificada pelo STF no último dia 28 de outubro. Atualmente, o senador Acir Gurgacz é também o presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT) em Rondônia.