Perfil Político
SENADOR ACIR GURGACZ (PDT-RO)
Administrador, empresário e Senador da República Federativa do Brasil pelo Estado de Rondônia, localizado na Amazônia, região Norte do País. Presidente estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT) em Rondônia e líder do partido no Senado Federal. Foi presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal no biênio 2011/2012 e atualmente é o vice-presidente desta Comissão.
É membro titular das seguintes comissões temáticas do Senado Federal:

• Comissão de Assuntos Econômicos (CAE);
• Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ);
• Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional (CEDN);
• Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI);
• Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA);
• Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA);
• Comissão Mista de Planos e Orçamentos (CMO)
• Comissão Representativa do Congresso Nacional (CRCN)
• Conselho do Diploma José Ermírio de Moraes (DJEM);
• Presidente do Grupo Parlamentar Brasil/Polônia

É membro suplente das seguintes comissões temáticas do Senado Federal:

• Comissão de Assuntos Sociais (CAS);
• Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT);
• Conselho de Ética e Decoro Parlamentar (CEDP);
• Comissão Especial do Impeachment (CEI2016);
• Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (RBPMER)
MISSÕES INTERNACIONAIS
HAITI 2010 – Participou da Missão de Acompanhamento da troca de Comando da Força de Paz Brasileira no Haiti, em 2010. Fez revista da tropa e vistoriou os locais atingidos pelo terremoto que devastou aquele país, onde trabalhavam soldados brasileiros em missão de paz.

CHINA 2012 – Participou do 18º Congresso do Partido Comunista Chinês, que definiu a nova liderança política da China para os próximos 10 anos, como convidado e observador internacional pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). O então vice-presidente Xi Jinping foi eleito presidente da República Popular da China, substituindo o presidente Hu Jintao. E o vice-primeiro-ministro Li Keqiang sucedeu a Wen Jiabao como primeiro-ministro
.
RÚSSIA 2015 – Participou da 17ª Exposição Agroindustrial Outono Dourado, em Moscou, capital da Rússia, em outubro de 2015, e, como representante oficial do Senado Federal integrou a comitiva brasileira que participou do Fórum de Agronegócio dos BRICS (bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), também em outubro de 2009, na Rússia.

URUGUAI 2015 – Passou a integrar o Parlamento do Mercosul em sessão especial realizada na Capital do Uruguai, Montevidéu.

CARGOS ELETIVOS

Foi prefeito do município de Ji-Paraná (RO) de 01/01/2001 a 04/04/2002. Cumpriu seu primeiro mandato como Senador da República Federativa do Brasil pelo Estado de Rondônia de 03/11/2009 a 01/02/2015. Cumpre seu segundo mandato no Senado desde 01/02/2015 até 01/02/2023.

PRINCIPAIS BANDEIRAS POLÍTICAS

No seu mandato como senador da República, Acir Gurgacz atua na formulação de políticas públicas, de ações e investimentos na agricultura, na indústria, no setor produtivo, de transportes e de serviços, na infraestrutura, na educação, na saúde e na segurança pública.

TRAJETÓRIA EMPRESARIAL

O senador Acir Gurgacz nasceu em Cascavel (PR), em 25 de fevereiro de 1962. Migrou para Rondônia em 1974, junto com os pais, Assis e Nair Gurgacz. Nessa época, a União Cascavel, empresa de transporte rodoviário da família começou a transportar agricultores do Sul do Brasil para a Amazônia, no projeto de reforma agrária e colonização que consolidou a criação do Estado de Rondônia. Junto com os pioneiros, ajudou a construir o Estado e promover o seu desenvolvimento. Como empresário, o empreendedor Acir Gurgacz participou da criação de várias empresas tais como: Eucatur Rondônia, Transamazônia, Rondônia Mineração, Gramazon, Amazônia Pneus, Diário da Amazônia e Rede TV! Rondônia, Rádio Alvorada e Rádio Globo, que hoje integram o Sistema Gurgacz de Comunicação (SGC), gerando milhares de empregos e promovendo o desenvolvimento regional na Amazônia. Casado com Ana Maria Gurgacz e pai de Assis Gurgacz Neto, Acir é avô de dois meninos e uma menina: Miguel, Gabriel e Helena.