Acir Gurgacz critica lucro dos bancos e diz que queda de juros é 'engodo'

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) em seu pronunciamento no Plenário do Senado, nesta quarta-feira (18), classificou a redução da taxa básica de juros como um “engodo” para a população brasileira, pois o custo dos empréstimos não caiu para empresas e consumidores.

Acir Grugacz ponderou que, diante da queda acentuada da inflação, os juros reais continuam elevados, inibindo a tomada de crédito e desestimulando a atividade econômica.

O senador alertou para o elevado desemprego e para os males sociais decorrentes de uma política econômica “equivocada”. O senador cobrou, além da redução real dos juros, uma política de investimento em infraestrutura e no setor produtivo, o controle dos gastos públicos e o combate à corrupção.

"Precisamos reestruturar o Estado e voltar a nossa política econômica para o setor produtivo. Não é mais possível que somente os bancos tenham lucros astronômicos enquanto a economia real, o setor produtivo, a indústria, principalmente, trabalhem no vermelho, declarou", disse Acir.