Notícias
26
FEV
  Acir Gurgacz comemora autorização para curso de medicina em Ji-Paraná

Em pronunciamento nesta segunda-feira (26), o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) comemorou o parecer emitido pelo Ministério da Educação favorável à instalação de um curso superior de medicina no município de Ji-Paraná. Segundo ele, essa decisão pode beneficiar muitos estudantes do interior do estado que, por falta de opção, acabam optando por estudar na Bolívia, país vizinho a Rondônia.

Gurgacz disse que, agora, o objetivo é trabalhar para que o curso de medicina de Ji-Paraná seja ofertado pela Universidade Federal de Rondônia. Se isso não for possível, o senador disse que atuará para ampliar os programas de financiamento estudantil, de modo que as famílias possam arcar com os altos custos de um curso desse porte.

"Em Rondônia, nós temos 52 municípios e oito deles ficam no eixo da nossa principal rodovia. Nós temos municípios pequenos, distantes do eixo da BR-364, que oferecem R$ 15 mil de salário para médicos generalistas recém-formados e não há médicos que queiram, que se disponham a trabalhar nas regiões remotas, de maior vulnerabilidade", esclareceu Acir.

O senador também informou que os próximos passos para a instalação do curso de medicina em Ji-Paraná são o credenciamento de propostas junto ao Ministério da Educação, a assinatura do termo de compromisso entre a prefeitura e o MEC; e o processo seletivo entre as instituições de ensino credenciadas.

« VOLTAR

 
 
 
 
mais noticias
25
ABR
  Rádios comunitárias terão mais abrangência
24
ABR
  Aeroportos de Rondônia terão prioridade
18
ABR
  Acir Gurgacz critica lucro dos bancos e diz que queda de juros é 'engodo'
17
ABR
  Concessão da BR-364 é debatida no Senado
11
ABR
  Acir apresenta projeto de novo marco legal para licenciamento ambiental
03
ABR
  Acir comemora certificação e cobra mais fiscais para defesa agropecuária
26
MAR
  Proposta que incentiva aviação civil na Amazônia pode ser aprovada na CI
23
MAR
  PDT reúne militância do Cone Sul
23
MAR
  Acir destina mais R$ 2 milhões para a saúde
20
MAR
  Ji-Paraná é credenciada para ter curso de Medicina