Notícias
21
SET
  Rondônia precisa de planejamento estratégico, diz Acir Gurgacz

Em pronunciamento nesta quinta-feira (21), o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) defendeu a adoção de um planejamento permanente e estratégico para a economia de seu estado e da sua capital, Porto Velho, frente às novas dinâmicas agrícolas, urbanas e rurais com as quais Rondônia está lidando. Crescimento do setor agroindustrial, do comércio, dos serviços, da oferta de qualificação, com mais universidades e escolas de ensino técnico, precisam, a seu ver, ser planejados em conjunto e com um objetivo comum para o desenvolvimento local.

Na opinião do parlamentar, Porto Velho precisa se preparar para se tornar o grande centro logístico da região Norte, instituindo um porto seco, tornando-se uma estação aduaneira para o interior, mediando as importações. Além disso, acrescentou, a capital tem capacidade para virar um grande centro de distribuição de alimentos, abrigar um polo agroindustrial, gerenciando as pequenas indústrias e cooperativas que florescem a cada momento.

Muitas grandes indústrias estão sendo atraídas ao local pela localização estratégica da cidade e pelos incentivos fiscais concedidos pela prefeitura e pelo governo de Rondônia, e isso precisa ser potencializado, disse ainda. O desenvolvimento regional também não pode ser mais fixado em ciclos momentâneos, como o da energia, encerrado recentemente. A economia girou por muito tempo em torno das construções das hidrelétricas do Rio Madeira e agora, finalizado o momento, fica a sensação de que não se aproveitou a abundância dos recursos para o desenvolvimento permanente da região.

— Nosso futuro com certeza é promissor, as bases para nosso desenvolvimento estão bem sedimentadas, o que falta é um planejamento estratégico orientado para a vocação de cada região, com um plano de metas e com uma política integrada visando o desenvolvimento sustentável de todo o nosso estado — opinou.

« VOLTAR

 
 
 
 
mais noticias
08
DEZ
  Ji-Paraná terá curso de Medicina
07
DEZ
  Projeto de Acir que impede suspensão de obras públicas é aprovado
07
DEZ
  Projeto do senador Assis Gurgacz inclui assistência técnica no crédito rural
07
DEZ
  Plenário examinará projeto sobre calúnia contra candidato a cargo político
06
DEZ
  Acir Gurgacz saúda emenda constitucional que beneficia servidores de ex-territórios
05
DEZ
  Avança projeto que aperfeiçoa aproveitamento de potenciais energéticos
30
NOV
  Acir defende realização de balanço anual do presidente da República sobre educação
29
NOV
  Acir Gurgacz defende escola pública em tempo integral
28
NOV
  Comissão vai verificar obras de manutenção e estado da BR-319
22
NOV
  Acir destaca aniversário do município de Ji-Paraná