Notícias
06
SET
  Acir cobra mais armazéns da Conab em Rondônia

O senador Acir Gurgacz cobrou nesta terça-feira, 05, na reunião da Comissão de Infraestrutura do Senado, a liberação de recursos da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) para a construção de armazéns para estocagem de grãos em Rondônia. O senador destacou que existe o compromisso da Conab de construir um armazém com capacidade para até 50 mil toneladas de grãos em Cerejeiras, no Cone Sul, mas que até não foi cumprido.

“Há cinco anos a Conab assumiu esse compromisso com Rondônia, a prefeitura de Cerejeiras já doou um terreno, com área de 6 hectares para a futura construção do silo graneleiro, mas até agora não viabilizou o projeto e nem os recursos para a sua construção”, criticou Gurgacz.

Atualmente, a companhia dispõe apenas de três armazéns convencionais no estado de Rondônia e não há unidades credenciadas para movimentação, guarda e conservação de grãos a granel na região. O déficit de armazenagem do estado de Rondônia era de aproximadamente 540 mil toneladas, considerando-se a produção agrícola da safra 2012/2013, quando o projeto foi anunciado pela Conab.

O senador citou que conseguiu viabilizar recursos para a construção de quatro Centros de Apoio ao Pequeno Produtor da Agricultura Familiar, os tradicionais Feirões do Produtor, em Ji-Paraná, Itapuã do Oeste, Nova Brasilândia e Rolim de Moura, que ainda está em obra. “Estamos melhorando as condições para que o agricultor familiar consiga escoar sua produção ou vender diretamente sua produção aos consumidores, e essa questão da armazenagem também precisa ser resolvida e precisamos do apoio da Conab”, frisou Acir.

O senador também destacou a importância da melhoria de toda a infraestrutura voltada para a agricultura, em especial as estradas rurais, a logística para escoamento da produção e a distribuição de energia para possibilitar a industrialização dos produtos agrícolas. “Estamos avançando na questão da regularização fundiária e precisamos de boas estradas vicinais, de logística para armazenagem e escoamento, bem como de energia com qualidade para assegurar o desenvolvimento pleno de nossa agricultura”, frisou Gurgacz.

« VOLTAR

 
 
 
 
mais noticias
22
NOV
  Acir destaca aniversário do município de Ji-Paraná
21
NOV
  Acir Gurgacz sugere incentivo fiscal para recuperacão de áreas degradadas
20
NOV
  Acir Gurgacz destaca Dia da Consciência Negra e defende reparação histórica
13
NOV
  Acir é reconduzido na presidência do PDT em Rondônia
12
NOV
  Concessão da BR-364 será definida em 2018
10
NOV
  Gurgacz apresenta projetos para garantir proteção de florestas na Amazônia
09
NOV
  Estados da Amazônia Legal podem ser compensados por áreas de proteção e reservas indígenas
08
NOV
  Concessão da BR-364 em Rondônia será debatida nesta sexta-feira
08
NOV
  Emendas ao Orçamento de 2018 preveem investimentos de R$ 1,5 bi em infraestrutura
06
NOV
  Acir Gurgacz cobra fiscalização sobre preço do leite