Notícias
18
AGO
  Gurgacz propõe condições para facilitar pagamento do Funrural retroativo

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) elogiou a Medida Provisória 793, que permite o acerto da dívida dos agricultores com o Funrural, mas anunciou a apresentação de emenda para melhorar as condições de regularização dos débitos.

Gurgacz propôs que o prazo para a adesão ao Programa de Regularização Tributária Rural (PRR) seja estendido, de 29 de setembro para 30 de novembro, dando mais tempo aos produtores para que se organizem. Ele também quer que o pagamento inicial seja de 1%, e não de 4% da dívida consolidada, como estabelece a MP.

– Quatro por cento é muito para o agricultor pagar de uma só vez, mesmo sendo em quatro parcelas. Ninguém se nega a pagar a conta, mas quer ter condições para fazê-lo. Senão, vamos comprometer o segmento, que hoje segura a economia nacional.

O senador também criticou o governo por tirar R$ 100 bilhões em recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e defendeu a manutenção da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) usada por pequenos produtores rurais para obter financiamento em condições mais favoráveis.

Rodovias

Gurgacz informou que obteve do ministro dos Transportes, Maurício Quintella, a promessa de continuidade das obras de manutenção da BR-364 e cobrou o asfaltamento da BR-319 e a dragagem do Rio Madeira, obras, segundo ele, fundamentais para o escoamento da safra rondoniense.

– Estamos na janela da seca. Não se faz a dragagem na época da cheia. Os bancos de areia já estão aparecendo e atrapalhando o transporte fluvial de grãos de Porto Velho a Manaus e Itacoatiara. Na ponte do Abunã, acesso para o Acre, as balsas estão levando quase quatro horas para fazer a travessia – relatou.

Em seu discurso no Plenário, o senador também criticou a proposta de destinar R$ 3,6 bilhões a mais para campanhas eleitorais:

– No momento em que falta dinheiro para a saúde, a educação, a infraestrutura, não dá para aceitar. Vamos combater essa ideia. E como vamos fazer campanha eleitoral? Ora, já temos o Fundo Partidário. Está à disposição das campanhas o espaço eleitoral gratuito. Temos as redes sociais. Vamos fazer reuniões, como sempre fizemos. Vamos andar, percorrer as principais cidades.

« VOLTAR

 
 
 
 
mais noticias
08
DEZ
  Ji-Paraná terá curso de Medicina
07
DEZ
  Projeto de Acir que impede suspensão de obras públicas é aprovado
07
DEZ
  Projeto do senador Assis Gurgacz inclui assistência técnica no crédito rural
07
DEZ
  Plenário examinará projeto sobre calúnia contra candidato a cargo político
06
DEZ
  Acir Gurgacz saúda emenda constitucional que beneficia servidores de ex-territórios
05
DEZ
  Avança projeto que aperfeiçoa aproveitamento de potenciais energéticos
30
NOV
  Acir defende realização de balanço anual do presidente da República sobre educação
29
NOV
  Acir Gurgacz defende escola pública em tempo integral
28
NOV
  Comissão vai verificar obras de manutenção e estado da BR-319
22
NOV
  Acir destaca aniversário do município de Ji-Paraná