Notícias
07
JUN
  Acir Gurgacz critica falta de saneamento básico e água tratada em Porto Velho

Em pronunciamento, nesta quarta-feira (7), o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) apontou dificuldades enfrentadas pela população de Porto Velho, capital de Rondônia, em razão da escassez de água tratada e saneamento básico, responsável pela proliferação do mosquito transmissor da dengue e outras doenças. Ele atribuiu o problema aos governos anteriores por incapacidade técnica e má aplicação de recursos.

Gurgacz citou levantamento que coloca Porto Velho em penúltimo lugar entre as 100 maiores cidades brasileiras no fornecimento de água tratada, que atualmente chega a apenas 32% da sua população. Em relação à coleta e tratamento de esgotos, a situação é ainda pior, pois a capital ficou em último lugar.

Segundo o senador, a Operação Lava Jato, da Polícia Federal, revelou que houve desvio de dinheiro das contrapartidas devidas pelas usinas responsáveis. E as obras foram paralisadas depois da suspensão da transferência dos recursos pelo governo federal, em função de irregularidades na licitação e na falta de projeto básico, constatados pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Tudo isso, informou, ocorreu entre os anos de 2008 a 2010.

"Com isso, perdemos a oportunidade de dar um grande salto na promoção do saneamento básico e da qualidade de vida da nossa capital, Porto Velho. E o pior, apesar das irregularidades apontadas pelo TCU, ninguém foi responsabilizado ou punido até agora", disse.

« VOLTAR

 
 
 
 
mais noticias
21
SET
  Rondônia precisa de planejamento estratégico, diz Acir Gurgacz
19
SET
  Comissão de Infraestrutura deverá ouvir DNIT sobre investimentos em rodovias
19
SET
  Rede Amazônica é homenageada pelos 45 anos no Congresso Nacional
14
SET
  Acir Gurgacz anuncia ampliação do programa Luz Para Todos em Rondônia
12
SET
  Acir Gurgacz pede investimentos em infraestrutura para escoar produção agrícola
06
SET
  Azul vai operar com jatos em Ji-Paraná
06
SET
  Acir cobra mais armazéns da Conab em Rondônia
23
AGO
  Acir Gurgacz critica atendimento dos planos de saúde privados
21
AGO
  Acir Gurgacz elogia desempenho de cooperativas de crédito
18
AGO
  Gurgacz propõe condições para facilitar pagamento do Funrural retroativo