Notícias
02
JUN
  Acir comemora avanços na regularização fundiária

O senador Acir Gurgacz comemorou no plenário do Senado a aprovação da Medida Provisória 759, que trata da regularização fundiária. Segundo Acir, a medida irá estimular o desenvolvimento da agricultura de Rondônia, pois levará cidadania e segurança jurídica aos proprietários de imóveis rurais que ainda não possuem o título definitivo de suas terras.

O senador destacou que a proposta aprovada estabelece regras para a legalização de terras da União ocupadas na Amazônia Legal e disciplina novos procedimentos para regularização fundiária urbana. “É um avanço muito grande, pois além de levar cidadania e segurança jurídica para milhões de agricultores e pessoas que hoje estão vivendo sem o título definitivo de suas terras, também levará paz para o campo, reduzindo os conflitos pela terra, na medida em que facilitará a regularização de assentamentos”, salienta Gurgacz.

O senador destaca que mais importante para Rondônia, foi a inclusão de uma emenda, derivada do PLS 24/2010, de sua autoria, que transfere as terras de domínio da União para o Estado de Rondônia. “Essa medida facilitará muito a regularização fundiária em Rondônia, pois o Estado já estabeleceu parcerias com o governo federal, no âmbito do Programa Terra Legal, e também já tem seu próprio programa de regularização fundiária urbana, o Programa Título Já, que já entregou mais de 30 mil títulos definitivos de propriedade da terra em todo o Estado”, frisou Gurgacz.

O senador também apresentou emendas para agilizar a regularização de áreas até 2.500 hectares para pessoas físicas e jurídicas, com preferência para o detentor do termo de posse no leilão para compra e regularização da terra.

Além disso, incluiu a redução de 10 para 3 anos o prazo de alienação do imóvel, para áreas de até um módulo; ampliação do prazo para renegociação do contrato de compra da terra até 2019; e a avaliação do imóvel com base no valor mínimo estabelecido em planilha referencial de preços.

Uma questão importante incluída pelo senador Acir Gurgacz foi a retirada da necessidade de vistoria para a concessão do título de domínio e do termo de concessão de uso da terra aos proprietários inscritos no CAR – Cadastro Ambiental Rural.



« VOLTAR

 
 
 
 
mais noticias
18
AGO
  Gurgacz propõe condições para facilitar pagamento do Funrural retroativo
16
AGO
  Acir Gurgacz comemora regularização fundiária na Amazônia Legal
15
AGO
  Acir pede urgência na dragagem do rio Madeira
14
AGO
  Acir destaca força do Cone Sul
10
AGO
  Gurgacz quer ampliar debate sobre ICMS do querosene
02
AGO
  CDR aprova projeto que amplia isenção de IPI a produtos da Amazônia Ocidental
15
JUL
  PDT reúne forças para eleições
07
JUL
  Comissão de Infraestrutura aprova emendas à LDO de 2018
03
JUL
  Empréstimos estão mais caros, adverte Acir Gurgacz
27
JUN
  Ministro libera recursos para elaboração do projeto de saneamento de Ji-Paraná