Notícias
30
MAI
  Acir comemora resultados da Rondônia Rural Show

O senador Acir Gurgacz apresentou no plenário do Senado, nesta segunda-feira, 29, os resultados preliminares da sexta edição da Rondônia Rural Show, a feira de inovação e tecnologia que encerrou no sábado, 27, em Ji-Paraná (RO).

Segundo Acir, as projeções dos bancos indicam um volume de negócios superior a R$ 700 milhões. Os resultados finais devem ser maiores e serão contabilizados em 30 dias, com a efetivação de muitos negócios. Nos quatro dias, a feira recebeu 80 mil produtores rurais e movimentou diretamente com produtos da agricultura familiar e artesanato mais de R$ 350 mil.

“Além de movimentar a economia regional, o mais importante foi o contato que os agricultores tiveram com as novas tecnologias, o acesso ao crédito e aos implementos agrícolas com preço mais acessível”, frisou Acir.

O senador destacou que a feira é reflexo da força da agropecuária do Estado, que cresce acima da média nacional e que tem como grande desafio a industrialização. “Nossa agropecuária já é uma das mais fortes do país, mas ainda tem um grande potencial a ser explorado e, com as experiências apresentadas na feira, podemos dizer que a pesquisa, o associativismo e o cooperativismo, além de uma política pública bem definida de apoio ao setor, são os caminhos para termos também uma agroindústria forte e diversificada”, frisou Acir.

O senador citou os exemplos do café e da piscicultura, que deram um grande salto de produção após a realização de pesquisas que adaptaram o café e o peixe às condições climáticas do Estado, e que contaram com apoio governamental. “A pesquisa, as políticas públicas e o cooperativismo precisam caminhar juntos para que possamos fortalecer todas as cadeias produtivas de nossa agropecuária”, disse Gurgacz.

« VOLTAR

 
 
 
 
mais noticias
22
JUN
  Justiça libera obras de manutenção na BR-319
22
JUN
  Acir Gurgacz cobra mais ação do Congresso e defende antecipação das eleições de 2018
20
JUN
  Ibama e Dnit contestam paralisação da manutenção da BR-319
19
JUN
  Acir Gurgacz critica embargo das obras de recuperação da BR-319
13
JUN
  Acir Gurgacz contesta embargo das obras de restauração da BR-319
07
JUN
  Acir Gurgacz critica falta de saneamento básico e água tratada em Porto Velho
05
JUN
  Gurgacz defende participação da sociedade nas discussões sobre o meio ambiente
02
JUN
  Senado realizará mais uma audiência pública sobre a BR-364
02
JUN
  Acir comemora avanços na regularização fundiária
01
JUN
  Senado aprova fim do foro privilegiado