Notícias
30
MAI
  Acir comemora resultados da Rondônia Rural Show

O senador Acir Gurgacz apresentou no plenário do Senado, nesta segunda-feira, 29, os resultados preliminares da sexta edição da Rondônia Rural Show, a feira de inovação e tecnologia que encerrou no sábado, 27, em Ji-Paraná (RO).

Segundo Acir, as projeções dos bancos indicam um volume de negócios superior a R$ 700 milhões. Os resultados finais devem ser maiores e serão contabilizados em 30 dias, com a efetivação de muitos negócios. Nos quatro dias, a feira recebeu 80 mil produtores rurais e movimentou diretamente com produtos da agricultura familiar e artesanato mais de R$ 350 mil.

“Além de movimentar a economia regional, o mais importante foi o contato que os agricultores tiveram com as novas tecnologias, o acesso ao crédito e aos implementos agrícolas com preço mais acessível”, frisou Acir.

O senador destacou que a feira é reflexo da força da agropecuária do Estado, que cresce acima da média nacional e que tem como grande desafio a industrialização. “Nossa agropecuária já é uma das mais fortes do país, mas ainda tem um grande potencial a ser explorado e, com as experiências apresentadas na feira, podemos dizer que a pesquisa, o associativismo e o cooperativismo, além de uma política pública bem definida de apoio ao setor, são os caminhos para termos também uma agroindústria forte e diversificada”, frisou Acir.

O senador citou os exemplos do café e da piscicultura, que deram um grande salto de produção após a realização de pesquisas que adaptaram o café e o peixe às condições climáticas do Estado, e que contaram com apoio governamental. “A pesquisa, as políticas públicas e o cooperativismo precisam caminhar juntos para que possamos fortalecer todas as cadeias produtivas de nossa agropecuária”, disse Gurgacz.

« VOLTAR

 
 
 
 
mais noticias
18
AGO
  Gurgacz propõe condições para facilitar pagamento do Funrural retroativo
16
AGO
  Acir Gurgacz comemora regularização fundiária na Amazônia Legal
15
AGO
  Acir pede urgência na dragagem do rio Madeira
14
AGO
  Acir destaca força do Cone Sul
10
AGO
  Gurgacz quer ampliar debate sobre ICMS do querosene
02
AGO
  CDR aprova projeto que amplia isenção de IPI a produtos da Amazônia Ocidental
15
JUL
  PDT reúne forças para eleições
07
JUL
  Comissão de Infraestrutura aprova emendas à LDO de 2018
03
JUL
  Empréstimos estão mais caros, adverte Acir Gurgacz
27
JUN
  Ministro libera recursos para elaboração do projeto de saneamento de Ji-Paraná